Aperitivos

Conheça o Bolinho de Feijoada e sua história

O bolinho de feijoada é um prato típico do Brasil, especialmente do estado do Rio de Janeiro. Afinal, a feijoada é um prato tradicional feito com feijão-preto, carne de porco e diversos tipos de embutidos, como orelha, rabo e língua de porco. Entretanto, o bolinho de feijoada é um aperitivo feito com uma massa frita que envolve um recheio.

A feijoada é um prato muito popular no Brasil, com suas raízes na culinária africana e portuguesa. Assim, durante o período da escravidão no Brasil, os escravos africanos foram obrigados a preparar a feijoada para seus senhores, usando os restos de carne de porco que lhes eram fornecidos. Dessa forma, com o tempo, a feijoada tornou-se um prato típico da culinária brasileira e um símbolo da cultura afro-brasileira.

O bolinho de feijoada é um aperitivo que surgiu como uma forma de aproveitar os restos da feijoada e transformá-los em um novo prato. Ele é feito com uma massa frita leve e crocante, recheada de diversas formas. Geralmente é servido quente, é um prato muito apreciado em festas e eventos sociais no Brasil. Ele também é muito popular em restaurantes, boteco e lanchonetes, onde é servido como um aperitivo ou como um prato principal. Portanto aprenda hoje a preparar essa receita sem sair de casa, confira agora na leitura a seguir.

Bolinho de Feijoada

Bolinho de Feijoada com recheio de bacon.
Imagem: Bolinho de Feijoada com recheio de bacon.

Ingredientes:

  • 600 gramas de feijoada já preparada e fria
  • 1 ovo
  • 150 gramas de linguiça
  • 150 gramas de bacon
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 3 colher de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo para fritar
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • Farinha de mandioca para dar, o ponto (se necessário)
  • Tempero verde da sua preferência.

Modo de Produzir:

  1. Primeiramente, frite o bacon e a linguiça e reserve.
  2. Bata no liquidificador a feijoada, cebola, alho e tempero verde.
  3. Além disso, em um recipiente, misture a feijoada, o ovo, a farinha de trigo, o azeite, o sal e a pimenta até obter uma massa homogênea.
  4. Em uma panela, aqueça o óleo para fritar.
  5. Em seguida, faça bolinhos com a massa e dentro da massa adicione o recheio da linguiça e bacon. 
  6. Frite-os em óleo quente, até que fiquem dourados.
  7. Logo depois, retire os bolinhos da panela e deixe-os escorrer em um papel toalha para remover o excesso de óleo.
  8. Por fim, sirva quente, se desejar, acompanhado de molho de sua preferência.

Dica: Você também pode adicionar temperos e ervas frescas à massa para dar mais sabor aos bolinhos. Experimente adicionar cozinhado salsa, cozinhado cebolinha ou até mesmo um pouco de cozinhado coentro fresco picado.

Como eram os bolinhos no período colonial? 

Os bolinhos no período colonial eram muito diferentes dos que conhecemos hoje. Eles eram geralmente feitos a partir de farinha de milho ou trigo, que era misturada com água ou leite, e depois assada em um forno de barro.  Muitas vezes, tinham seus recheios compostos com frutas, nozes, mel, ervas e especiarias. 

Alguns bolinhos também eram servidos com molhos e carne. Sendo comidos como um lanche ou como um acompanhamento para sopas e ensopados. Eles são uma das iguarias mais antigas e comuns da culinária brasileira. Preparados com farinha, ovos, açúcar, sal, leite e óleo.

Qual é a história dos bolinhos de sobras? 

A história dos bolinhos de sobras é muito antiga e remonta ao século XVI. Ainda mais, os bolinhos de sobras eram uma forma de aproveitar os restos de alimentos que não eram consumidos na refeição principal.  Nesse sentido, os restos eram geralmente misturados com farinha, ovos e leite para formar uma massa assada ou cozida para criar bolinhos. 

Como são os bolinhos de sobras hoje? 

Os bolinhos de sobras são deliciosos! Dependendo de como você os preparou, eles podem ter sabor de carne, frango, vegetais ou qualquer outro ingrediente que você tenha usado. Além disso, eles são uma ótima maneira de usar sobras de alimentos e evitar o desperdício.

Bolinho de sobra é saudável? 

Depende. Embora possa ser delicioso, é normalmente feito com ingredientes ricos em gordura, açúcar e sal, o que significa que não é boa escolha para uma dieta saudável.

Como fazer bolinho de sobra mais saudável? 

Os bolinhos de sobra podem ser feitos de forma saudável, basta usar ingredientes mais saudáveis como farinha integral, óleos vegetais, frutas e grãos integrais. Também adicione algumas especiarias naturais, como canela, cravo, gengibre e noz-moscada para dar mais sabor aos bolinhos. Ainda que sejam fritos, é possível efetuar bolinhos de sobra assados.

Considerações Finais:

Além de ser uma opção deliciosa e rápida de fazer, o bolinho de feijoada conta um pouco da história da nação brasileira, tendo em vista que foi umas das primeiras comidas que foram criadas no território do Brasil. Aproveite essa receita e faça hoje mesmo essa maravilha, esperamos ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *