Caldos e Sopas

Feijoada para o almoço da família no domingo

Como já se sabe, a feijoada é um prato típico brasileiro feito à base de feijão, carne de porco salgada e defumada, bacon, chouriço, farinha e temperos. Embora existam muitas variações, a receita original é geralmente servida com arroz branco, couve refogada, laranja, farofa (de farinha de mandioca) e vinagrete

A feijoada é um prato rico em nutrientes e apreciado em todos os cantos do brasil, dessa forma, a sua presença está frequentemente na casa de muitos brasileiros, tendo em vista, seu modo simples e prático de preparar.

Aliás, essa receita de feijoada é perfeita para você que deseja reunir sua família aos domingos, você perceberá que para preparar uma feijoada é mais fácil do que parece e tudo fica uma delícia. 

Além disso, é uma opção bem barata, fazendo valer a pena, pois, as carnes que geralmente são utilizadas na receita são de baixo custo, mas, alto benefício. Portanto, confira a receita da melhor feijoada logo a seguir.

Receita de Feijoada

Feijoada para o almoço da família no domingo
Imagem: Feijoada para o almoço da família no domingo

Ingredientes da feijoada 

  • 1,2 kg de feijão vermelho
  • 50 g de pé de porco
  • 80 g de rabo de porco
  • 150 g de bacon
  • 100 g de carne seca
  • 70 g de orelha de porco
  • 50 g de lombinho
  • 100 g de linguiça toscana 
  • 120 g de linguiça calabresa 

Ingredientes para temperar a feijoada

  • 5 folhas de louro
  • Sal se for preciso
  • Pimenta do reino a gosto
  • Salsa e cebolinha 
  • 10 dentes de alho
  • 2 cebolas
  • Caso queira 2 ou 3 laranjas para aromatizar 

Modo de produzir

  1. Primeiramente, antes de começar a cozinhar o feijão, deixe-o mergulhado em água de um dia para o outro.
  2. No outro dia, quando for preparar o feijão, comece cozinhando-o na panela de pressão, pode deixar pegar bastante pressão cozinhando apenas com água.
  3. Aproveitando a deixa, cozinhe em outra panela de pressão as carnes.  
  4. Assim que o feijão e as carnes estiverem cozidas, junte-as em uma panela só e acrescente os ingredientes do tempero, a pimenta do reino, salsa e cebolinha a gosto, os dentes de alho picados, as cebolas picadas como os alhos, a laranja fatiada em rodelas e sal se achar necessário.
  5. Mas lembre-se que carne seca e bacon acabam salgando um pouco a comida.
  6. Logo depois, cozinhe tudo novamente, caso você esteja utilizando um fogão a lenha é melhor ainda, pois até o fogo aumentar o feijão já deu uma boa curtida, e vale lembrar que quanto mais cozinhar melhor, por exemplo, se você preparar a feijoada um dia antes, que é o recomendado, no dia seguinte o tempero já agregou melhor na carne e no feijão.  
  7. Por fim, quando chegar a hora de servir é só dar uma cozida rápida e está pronta a sua receita.

Dicas de como servir

Se você quiser dar um toque especial à feijoada, pode acrescentar ingredientes extras, como ervas frescas picadas, queijo ralado ou croutons. Se desejar, você também pode servir a feijoada com pão de queijo ou outro pão caseiro

Sirva a feijoada em tigelas ou pratos fundos, acompanhada de arroz branco, farofa, couve refogada e laranja fatiada. Pode servi-la também ao centro da mesa, em uma grande panela de barro

Outra opção é servir a feijoada em cumbucas e tigelas de barro, o que pode dar um toque especial à apresentação do prato

História da feijoada

A origem da feijoada é desconhecida, mas, segundo a história contada pelos professores de história e especialistas, o prato surgiu na região nordeste do Brasil nos séculos XVII e XVIII. Na época, os escravos eram alimentados com restos de carne salgada, como orelhas, rabos e pernas de porco, que eram cozidos com feijão preto. 

A partir do século XIX, a feijoada começou a ganhar popularidade, principalmente entre os mais pobres, que usavam os ingredientes mais baratos para preparar o prato. 

A feijoada tornou-se então um símbolo da cultura brasileira, sendo servida em festas e eventos sociais. Seja como for, a feijoada é um prato popular em todo o Brasil e é considerado um dos pratos mais deliciosos da culinária brasileira. 

Até então, é muito comum servir a feijoada aos sábados, juntamente com um suco, música brasileira e muita animação. A feijoada é um prato que une as pessoas e definitivamente tem um lugar especial no coração dos brasileiros.

Conclusão

Em conclusão, a feijoada é uma verdadeira delícia, juntado todos os seus ingredientes principais e seus complementos ela consegue se tornar ainda mais saborosa, é sem dúvidas o seu custo benefício é um dos grandes fatores que faz com que esse prato seja amado e desejado nas mesas de milhões de brasileiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *