Berinjela Assada no forno com Carne Seca – Como Fazer
A berinjela assada no forno com carne seca é uma das melhores combinações, pois, junta a suculência da berinjela com o sabor magnífico da carne seca. Além disso, ela é uma combinação rápida e simples de se fazer, tendo em vista que é feita com ingredientes do dia a dia.
Dessa forma, a berinjela assada no forno com carne seca fica sendo uma opção natural, saborosa e saudável. Essa receita pode ser feita para ocasiões especiais ou para o seu cotidiano.
Portanto, se você está procurando uma receita extremamente fácil, saborosa e versátil, a berinjela assada no forno com carne seca é a sua opção, assim, aprenda na leitura do artigo a seguir como produzir essa maravilha.
Berinjela Assada Com Carne Seca
Ingredientes
- 3 berinjela médias;
- 2 dentes de alho;
- 1 cebola picada ou ralada;
- 1 pitada de cominho;
- 1 pimentão amarelo;
- 1 pitada de pimenta-do-reino;
- 1 pimentão vermelho;
- Sal se necessário;
- 1 fio de azeite;
Ingredientes Para o Recheio
- 2 colheres de requeijão light;
- 300 gramas de carne seca magra;
- 2 colheres de queijo ralado light;
- 2 ovos;
Modo de Produzir
- Antecipadamente, corte a carne seca em pedaços, assim coloque para dessalgar todo sal.
- Logo já dessalgada, coloque para cozinhar só com água, após cozida, desfie.
- Lave as berinjelas, corte as pontas, abra ao meio e tire a polpa do meio, deixando um pouco da polpa para não ficar tão fina.
- Então coloque um fio de azeite na berinjela, e corte a polpa em cubos.
- Em seguida, com a carne cozida e desfiada, em uma panela, doure o alho, a cebola e adicione a carne seca, os pimentões, a pimenta, o cominho, o ovo e o queijo ralado, misture tudo e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 4 a 6 minutos.
- Agora desligue e acrescente o requeijão misturando tudo.
- Em uma forma forre com o papel, manteiga e coloque a berinjela em cima, e adicione o recheio nas berinjelas e finalize com o queijo ralado por cima.
- Por fim, leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos ou até gratinar.
Berinjela
A berinjela é uma planta hortícola pertencente à família das solanáceas, também conhecida como horticultura. Ou seja, o que se planta em horta. Em contrapartida, é utilizada em muitas culinárias do mundo.
Sobretudo, é cultivada principalmente por sua polpa, rica em nutrientes e sabor. Além de ser uma planta saudável que tem muito a oferecer tanto na cozinha quanto na medicina.
Acredita-se que tenha origem na Índia, porém foi cultivada na Ásia há muitos anos. Assim se espalhou para outras partes por ser uma planta perene, em outras palavras, pode ser cultivada o ano inteiro.
Qual a Melhor Forma de Consumir a Berinjela?
Ao contrário do que muitos pensam, existem várias maneiras de consumir como, por exemplo, grelhada, assada, cozida na água ou no vapor, empanada, recheada, saladas, lasanhas, fritas, entre outros.
No entanto, a melhor forma de consumir depende do seu gosto pessoal e dos objetivos nutricionais que você deseja atingir. Bem como, consumir de maneira mais saudável pode afetar sua digestibilidade e a absorção de seus nutrientes, dessa forma, experimente de diferentes modos, seja como for, encontrará o que é melhor para você.
Desse modo, dá sempre preferência para as assadas, pois ajuda a concentrar seus sabores e a torná-las crocantes e macias simultaneamente.
Assim como, podem ser cortadas em fatias ou em rodelas, temperadas com especiarias e ervas antes de serem assadas.
Qual a Importância da Casca da Berinjela?
Em primeiro lugar, é importante saber que a casca fornece um pigmento vegetal chamado antocianina, é um tipo de pigmento encontrado em plantas e frutas de cor roxo, rosa e vermelha e azul.
Bem como, está presente em alimentos como uvas, amoras, maçãs, entre outros, portanto não fornece só a cor. Nesse sentido, as antocianinas são geralmente conhecidas por seus benefícios para a saúde.
Em contrapartida, com propriedades antioxidantes, e anti-inflamatórias, é um potencial de prevenção de doenças.
Por isso, a incorporação da casca na água pode ser uma boa estratégia para melhorar a saúde e bem-estar geral.
Quanto Tempo Pode Deixar a Berinjela na Água?
De antemão, não tem o tempo exato, mas uma boa técnica simples e eficaz é de manter por até 12 horas. Do mesmo modo, você pode começar a tomar a água logo em seguida.
Pois nesse momento já começa a soltar enzimas que ajudam a melhorar a digestão e aumentam seus benefícios nutricionais.
Por último, armazenem a água na geladeira para mantê-la fresca e saudável, e desfrutar das vantagens.
Benefícios
É uma hortaliça que oferece uma série de benefícios para a saúde. Além de ser baixa em calorias e rica em fibras, contém uma ampla gama de nutrientes, incluindo potássio, vitamina C e ácido fólico.
Um dos principais benefícios é o seu efeito positivo na saúde cardiovascular. Por ser rica em antioxidantes, incluindo antocianinas que ajudam a proteger as células do corpo contra o dano celular e o envelhecimento precoce.
Outro benefício importante é o seu papel na prevenção de doenças, abrange compostos anti-inflamatórios, como o ácido ascórbico, que ajudam a combater a inflamação no corpo. Além disso, é rica em nutrientes como a vitamina B1 e o magnésio. Para maximizar seus benefícios, experimente adicionar essa maravilha fresca à sua dieta regularmente.
Conclusão:
Definitivamente, a berinjela assada no forno com carne seca, pode adicionar em sua alimentação uma série de benefícios para sua saúde, seja criativo e aproveite os benefícios para o seu bem-estar. Convidamos você a experimentar essa receita maravilhosa e saborosa, com certeza, você não se arrependerá. Aproveite!