Andu, você já experimentou – aprenda como fazer
Andu ou guandu? Na verdade, podemos chamar tanto de um ou de outro, dependerá de qual região do Brasil você está. Porém, independente do nome que você dá, o seu sabor continua sendo uma verdadeira delícia. Afinal, você já teve a experiência de provar essa especiaria tipicamente brasileira?
O Andu ou guandu é um tipo de feijão originário da África e chegou ao Brasil por meio dos escravos e portugueses. A região do Nordeste do Brasil é a que consome mais feijão-guandu no país, representando quase 50% do total consumido, com o destaque para a região do sul do estado da Bahia, onde ganhou visibilidade na cultura e culinária local.
Pensando nisso, preparamos e separamos o conteúdo logo abaixo destinado exclusivamente para aquelas pessoas que têm tanta vontade de provar e aprender de maneira simples e didática como preparar o feijão-guandu. Portanto confira tudo abaixo.
Farofa de andu verde:
Ingredientes:
- 1 litro de andu verde
- 500 gramas de bacon em cubos
- 250 gramas de linguiça fina em cubos
- 250 gramas de farinha de mandioca
- 5 dentes de alho amassados
- 1 cebola média picada
- 4 bananas-da-terra em cubos
- 2 caldo de galinha
- 4 ovos
Modo de produzir:
- Em uma panela escalde o andu com sal por 10 minutos.
- Em seguida, em uma panela de pressão coloque o andu para cozinhar aproximadamente por 10 minutos, após cozido escorra e reserve.
- Além disso, em uma frigideira frite a banana, o bacon, a linguiça, e o ovo.
- Agora dore o alho e a cebola e acrescente o caldo de galinha para derreter e em seguida adicione o andu, misture e deixe esfriar um pouco.
- Então, com ele morno, despeje-o em um recipiente maior, adicione a farinha e misture bem.
- Em seguida, vai colocando tudo que fritou, mexendo tudo e está pronta a farofa e é só servir.
Cozido de andu seco
Ingredientes:
- 500 gramas de andu seco
- 200 gramas de carne seca
- 200 gramas de linguiça calabresa
- 100 gramas de bacon
- Uma cebola grande
- 2 colheres de azeite
- Sal se necessário
- ½ colher de café de caminho
- 1 colher de café de colorau
- Salsa a gosto
- ½ xícara de molho de tomate
- 7 quiabos
- 150 gramas de abóbora madura
- 150 gramas de mandioca
Modo de produzir:
- Primeiramente, coloque o andu de molho água na por 3 a 5 horas.
- Com a carne já limpa e dessalgada, coloque para cozinhar juntos em uma panela de pressão, por 20 minutos.
- Após esse tempo desligue e acrescente o bacon e a linguiça e deixe cozinhar novamente por 7 minutos.
- Logo depois, em outra panela adicione o azeite e doure o alho e a cebola, e junte molho de tomate, o colorau, a mandioca, a abóbora, o quiabo, e todos os temperos.
- Por fim, deixe em fogo médio até tudo cozinhar, desligue e salpique o tempero verde.
Qual é o benefício do feijão Andu?
Além de ser conhecido por ter sabor único, também é conhecido por possuir um excesso de nutrientes, como ferro, proteínas, carboidratos, fibras, além de vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais, também é poderoso em magnésio, fósforo, potássio e cálcio entre outros.
Apesar dos seus benefícios na alimentação humana, os grãos de andu também são usados como adubo verde para recuperar os solos e para proteção do solo, sendo utilizado como plantação de forragem. Isso é devido a sua estatura que não cresce muito.
Como plantar feijão Andu?
Atualmente, é cultivado em várias partes do país, principalmente em regiões semiáridas. A Partir, desse ponto o feijão andu ganhou mais proporção e passou a ser mais conhecido em todas as partes do Brasil. Para o plantio não tem a necessidade de ser um solo úmido, tendo em vista a sua versatilidade e simplicidade na sua plantação.
Seguindo as orientações isso evita que o alimento fique desnutrido e faz com que o seu sabor fique mais concentrado. O pé do andu é uma árvore pequena de folhas verdes que geralmente cresce de 1 a 2 metros de altura, com uma vagem semelhantemente a de um feijão.
Para que serve o Andu ou guandu
Além disso, ele tem um sabor suave e doce, é um dos mais versáteis e nutritivos feijões, sendo usado em diversos pratos como feijoadas, farofas, saladas entre outros, e também é um ingrediente comum em pratos vegetarianos, até mesmo flores e folhas podem ser consumidas como chá para inflamação e hemorragia.
Onde encontrar? Em lojas de alimentação saudável, além de mercados especializados em produtos orgânicos, você também pode procurar agricultores locais em sua cidade.
Conclusão
Em resumo, nesse artigo além de aprender a fazer uma deliciosa farofa de andu verde e o cozido de andu seco, duas receitas simples de fazer, você também aprendeu um pouco da história, das serventias, do plantio e dos benefícios do andu. Esperamos ter ajudado e aproveite essas maravilhosas receitas!