Leite – conheça as suas vantagens
O leite é uma importante fonte de nutrientes, dentre eles o cálcio, proteínas e vitamina D. O cálcio é fundamental para a saúde dos ossos e dentes, enquanto as proteínas são importantes para a manutenção e reparação dos tecidos do corpo.
A vitamina D ajuda a absorver o cálcio e é considerável para a saúde óssea, também pode fornecer outros nutrientes grandes, como vitamina B12, fósforo e potássio.
No entanto, não se pode esquecer que ele contém uma quantidade significativa de gordura e de açúcar, então fica o alerta de consumir com moderação caso esteja tentando controlar o peso ou açúcar no sangue.
Intolerância à Lactose.
Algumas pessoas possuem intolerância à lactose, sendo uma carência do organismo, mas que pode ser controlada com dietas e medicamentos. Além disso, a intolerância à lactose é um transtorno digestivo que ocorre quando o corpo não pode digerir adequadamente o açúcar presente no leite e em derivados.
A lactose é um açúcar de duas partes chamado de dissacarídeo, formado por uma molécula de galactose. Para a digestão da lactose, o corpo precisa de uma enzima chamada lactase, produzida pelas células da mucosa do intestino delgado. Quando as pessoas têm intolerância à lactose, é porque têm uma deficiência de lactase ou porque produzem quantidades insuficientes dessa enzima.
Isso pode levar a sintomas como inchaço, diarreia, gases e cólicas abdominais após consumir alimentos que contenham lactose. Segundo Clinica Ritz, a intolerância à lactose é muito comum e afeta cerca 70% da população mundial em algum grau.
A Palavra Dos Especialistas
Os médicos geralmente recomendam o consumo de leite e outros produtos lácteos como parte de uma dieta equilibrada e saudável, os produtos lácteos podem desempenhar um papel valioso na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose.
Em geral, os médicos recomendam que as pessoas obtenham nutrientes e uma variedade de fontes alimentares, em vez de depender exclusivamente de leite e produtos lácteos, como verduras de folhas verdes escuras, peixe, frutos-do-mar e nozes também são boas fontes de cálcio. As pessoas também podem obter vitamina D a partir da exposição ao sol ou tomando suplementos.
Essas são algumas sugestões a respeito da ingestão do leite:
- Beba no café da manhã ou lanche.
- Adicione seu café ou chocolate quente.
- Adicione leite ao smoothie de frutas para dar uma consistência mais cremosa.
- Use leite ao invés de água para preparar o purê de batatas.
- Adicione leite ao seu iogurte ou cereais matinais.
- Faça um pudim de leite ou outras sobremesas que utilizam ele como ingrediente.
- Utilize o desnatado ou de baixo teor de gordura para reduzir a quantidade de calorias na sua dieta.
Comercialização do leite.
Um produto muito popular, comercializado em todo o mundo, produzido principalmente por vacas, mas também pode ser produzido por outros animais, como ovelhas, cabras e camélias, e vendido em várias formas, incluindo fresco, pasteurizado, ultrapasteurizado e esterilizado.
- Fresco é o que é recolhido diretamente da vaca e é geralmente vendido ou garrafas de vidro, ou plástico, ou seja, sem nenhuma prática técnica de tratamento.
- Pasteurizado é o que foi aquecido a uma temperatura específica por um período para matar germes e é geralmente vendido em caixas ou garrafas de plástico.
- Ultrapasteurizado foi levado a uma temperatura ainda mais alta entre 130 e 150ºc do que o leite pasteurizado e logo depois para uma baixa de temperatura rápida.
- Esterilizado São eliminando os microrganismos e altas temperaturas sendo que com esse processo esteja com um tempo maior de validade.
Leite integral ou desnatado?
O integral é que não foi separado e tem gordura natural. Ele fornece todos os nutrientes presentes, incluindo cálcio, proteínas e vitamina D, mas também contém uma quantidade significativa de gordura e de calorias. O integral é geralmente vendido com 3,25% de gordura, mas pode conter até 4%.
Desnatado é o onde a maioria da gordura foi removida. Ele fornece muitos dos mesmos nutrientes do integral, mas tem menos gordura e calorias, o desnatado é geralmente vendido com 0,1% de gordura, mas pode conter até 0,5%. De baixo teor de gordura é onde a maioria da gordura foi removida e tem menos de 1% de gordura. Ele fornece muitos dos mesmos nutrientes do integral, mas tem ainda menos gordura e calorias.
Quando se trata de escolher entre um ou outro, é importante considerar suas necessidades nutricionais e suas metas de saúde. Se você estiver tentando controlar o peso ou o colesterol, pode ser mais saudável optar pelo leite desnatado ou de baixo teor de gordura: eles têm menos gordura e calorias. No entanto, se você estiver tentando ganhar peso ou precisar de mais calorias em sua dieta, integral pode ser uma opção mais adequada.
Considerações finais.
Em síntese, nesse artigo você percebeu a grande importância do leite tanto na saúde quanto na economia. Suas funcionalidades se encontram em todas as esferas da sociedade sendo um alimento universal e um dos mais consumidos no mundo. O leite já faz parte da sua alimentação diária? Experimente colocar ele e desfrute dos seus benefícios.