Melão de São Caetano – Curiosidades
O melão de São Caetano é uma planta trepadeira, utilizada principalmente para fins medicinais. A título de curiosidades, seu nome científico é Momordica charantia e pertence à família das cucurbitáceas, a mesma família do pepino, abóbora e melancia.
Além do mais, o melão de são caetano é cultivado em diversos lugares do mundo, incluindo a Índia, China e Brasil. A princípio, acredita-se que ele possa ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes, melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e ter efeitos anti-inflamatórios.
Além disso, o melão de São Caetano é utilizado na culinária de vários países, especialmente na Ásia, onde é um ingrediente comum em pratos como ensopados. Apesar de seu sabor amargo, muitas apreciam seu sabor distinto e as propriedades benéficas da fruta. Portanto, o Produzindo Delícias separou uma receita e algumas curiosidades sobre essa fruta espetacular que muitos ainda não conhecem. Confira essa maravilha da natureza no texto a seguir.
Receita rápida utilizando o Melão de São Caetano
Ingredientes:
Para fazer um chá de melão de São Caetano, ou de Momordica Charantia para os mais chegados, você vai precisar de:
- 1 litro de água
- 1 xícara de folhas secas de Momordica charantia
Como produzir o chá de Momordica charantia:
- Primeiramente, coloque a água em uma panela e leve-a ao fogo.
- Quando a água começar a ferver, adicione as folhas de Momordica charantia.
- Logo após, deixe as folhas de Momordica charantia na água fervente por cerca de 3 minutos.
- Depois de 3 minutos, retire a panela do fogo e deixe o chá descansar por mais 10 minutos.
- Por fim, coe o chá e sirva-o quente ou gelado, adicionando açúcar ou outros ingredientes de sua preferência, se desejar.
No entanto, é importante lembrar que a Momordica charantia deve ser consumida com moderação.
Curtiu aprender um pouco mais sobre essa fruta, então confira nossa categoria de curiosidades sobre os mais diversos alimentos e aprenda mais sobre, confira aqui.
História do Melão de São Caetano
O melão de São Caetano é uma fruta saudável, e acredita-se que foi trazido para o Brasil da África pelos escravos. Atualmente, a fruta é muito explorada pela comunidade nipo-brasileira, colhidas ainda verdes entre os meses de dezembro a março e vendidas em feiras livres em São Paulo, a qual é onde se encontra a maior concentração da mesma.
O seu nome se deu pelos escravos que cultivavam a fruta em volta das minas de ouro, próximo à capela de São Caetano, e com aparência de um melãozinho, que ficou conhecido como melão de São Caetano.
Como incluir o melão de São Caetano na alimentação?
Incluir o melão de São Caetano no seu dia a dia não seria nada difícil ou complicado. Você pode consumir fresco, nas saladas, sucos ou refogada. Se você estiver procurando por uma boa opção para ajudar a agregar valor… no café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar, você terá uma boa escolha.
Comercialização do melão
Em geral, o comércio de melão é uma indústria em constante evolução e adaptação aos desafios que surgem, levando em consideração as mudanças climáticas, a escassez de mão de obra e as necessidades do mercado.
O melão de São Caetano é uma fruta incrivelmente saudável, rica em nutrientes e antioxidantes que ajudam a prevenir inflamações e fortalecer a imunidade. A vitamina C presente no melão é especialmente importante para a saúde, pois ajuda a combater os radicais livres e a proteger as células do corpo contra o dano celular. Além disso, os antioxidantes presentes no melão também ajudam a proteger o corpo. Comer melão regularmente pode ajudar a manter o corpo saudável e forte. Além disso, ele é delicioso e pode ser utilizado de várias maneiras, fresco ou em receitas. Inclua o melão de São Caetano na sua dieta para desfrutar de todos os seus benefícios.
Conclusão
Também conhecida como “Momordica charantia” é uma planta tropical, originou-se na África e se espalhou por todo sudeste asiático. O melão de são caetano também é conhecido para os mais íntimos como, marmelo-de-são-caetano ou melão-de-são-caetano-bitter.
A fruta da família “Cucurbitáceas” é um cipó herbáceo. Possui uma casca-grossa com espinhos moles por todos os lados. Além disso, sua coloração costuma ser amarela ou verde. Conhecida por ser usada na culinária, a fruta também é conhecida por suas propriedades medicinais. Vale destacar que quando maduro, o melão de São Caetano exibe suas sementes vermelhas que possui um sabor próprio, só quem já provou sabe o quão bom é!
Esse fruto que vem de uma planta trepadeira, tem a aparência amarelada e mede 15 a 20 centímetros, Apesar de não ser uma fruta de grande porte, o melãozinho possui muitas vitaminas e minerais, dentre eles vitamina C, Ferro, Cálcio, Fósforo, Carboidrato, Proteína, Lípídos, Fibras e claramente muita água.