Massas

Aprenda a fazer chocotone – fácil e delicioso

Por mais que seja uma delícia tradicional do natal, é muito comum ver pessoas trocando o panetone que estamos acostumados a ver por um outro sem as uvas passas e com chocolate. Os panetones sem as uvas passas são chamados de panetones trufados e são uma ótima opção para quem não gosta de frutas secas. 

Além disso, eles costumam ser mais baratos que os panetones tradicionais. Mas também temos o Chocotone, que é um panetone recheado com chocolate. O Chocotone é uma variedade de bolo de panetone italiano feito com chocolate. 

Ele é geralmente feito com uma massa levedada e recheada com pedaços de chocolate ou gotas de chocolate. O Chocotone é uma sobremesa popular no Natal e em outras celebrações, mas pode ser encontrado o ano todo. 

Ele é geralmente servido em fatias e pode ser acompanhado de chantilly ou sorvete. O Chocotone também é conhecido como panetone de chocolate e panetone italiano com chocolate”.

O que significa Chocotone?

Aprenda a fazer chocotone - fácil e delicioso
Imagem: Aprenda a fazer chocotone – fácil e delicioso

Chocotone é uma variação de panettone, um bolo típico da época de Natal, que inclui pedaços de chocolate em sua massa. O Chocotone é conhecido por sua textura suave e sabor adocicado, com a adição do toque de chocolate. É uma sobremesa popular no Brasil e em outros países, e é comumente compartilhada com amigos e familiares durante as festividades de fim de ano.

Porque o Chocotone tem ganhado mais espaço nas mesas do que o Panetone?

Existem várias razões pelas quais o consumo de Chocotone tem crescido nos últimos anos. Uma delas é que o Chocotone é visto como uma sobremesa gourmet, o que o torna atraente para aqueles que procuram experimentar novos sabores e produtos de alta qualidade. Além disso, o Chocotone é associado às celebrações de Natal, o que pode contribuir para o aumento do consumo durante essa época do ano.

Além disso, o aumento do consumo de chocolates e produtos relacionados também pode contribuir para o crescimento do consumo de Chocotone, já que é feito com chocolate. Por fim, a campanhas publicitárias dos fabricantes têm ajudado a difundir o produto, além de mostrar as diferentes formas de degustar.

Os panetones trufados e Chocotones são uma ótima opção para quem não gosta de frutas secas ou para quem prefere um sabor mais doce. Pois então pensando em você que nós do Produzindo Delícias, separamos uma receita especial de Chocotone, o modo de preparo é tão simples que nem precisa sujar a batedeira ou liquidificador, seguindo passo a passo, a sua receita será um sucesso.

O Chocotone mais simples que você verá hoje

Ingredientes da esponja: 

  • 2 colheres de sopa ou 20g de fermento de pão;
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • Água morna

Ingredientes da segunda massa:

  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • Raspas de limão a gosto
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de mel
  • 4 gemas de ovo
  • 3 colheres de manteiga 
  • 150g de açúcar
  • 1 colher de sopa de essência de panetone
  • 800g de farinha de trigo 
  • Água morna 
  • Gotas de chocolate 
  • Parte de chocolate 

Modo de preparo da esponja:

  1. A princípio, diferentemente do pão, todo o panetone em geral precisa dessa primeira massa que chamamos de esponja para deixar a massa mais leve e com a textura de um legítimo panetone.
  2. Então, primeiramente, em um recipiente coloque o fermento de pão, a farinha de trigo, açúcar e água morna, mas coloque a água gradativamente e vá mexendo até a massa ficar mole e o trigo bem diluído. 
  3. Logo depois, sele sua vasilha com o plástico filme e reserve para que a esponja cresça.

2ª etapa:

  1. Em seguida, quando a massa da esponja estiver crescida, pegue-a, pois a partir dela terminaremos a nossa mistura para o Chocotone. 
  2. E então, logo, acrescente as gemas de ovo, leite em pó, o sal, raspas do limão, açúcar, manteiga, o mel e a essência de panetone.
  3. Agora misture bem até ficar uma massa homogênea e depois acrescente a farinha de trigo e a água morna, no mesmo estilo que foi feito com a esponja, até atingir o ponto da massa.
  4. Quando acertar o ponto, polvilhe sua bancada com um pouco de farinha de trigo e comece abrir a massa para colocar as gotas de chocolate e partes de chocolate e depois feche-a enrolando. 
  5. Assim o chocolate vai se misturando automaticamente e formando um cilindro comprido e enrolado, repita o procedimento até achar que o doce está bem misturado.
  6. Por fim, para cortar a massa, deixe-a em forma de cilindro e corte-a em três.
  7. Depois, pegue a massa e faça um bolinho sempre puxando para baixo, pois assim, ficará com o centro da massa mais alto.
  8. Agora, coloque as massas na sua forma e deixe-a crescer até que fique três vezes o tamanho. 
  9. Pincele com ovo por cima para deixar com o aspecto douradinho que conhecemos na hora de assar.
  10. Finalmente, com a forma já pré-aquecida em 180° C, deixe a massa assando por mais ou menos 30 a 40 minutos.
  11. Assim que terminar deixe o chocolate esfriar totalmente para desenformá-lo, e está pronta a sua receita.

Qual é o melhor Chocotone ou panetone?

O melhor entre Chocotone e panettone é uma questão de preferência pessoal. Algumas pessoas preferem o sabor adocicado e suave do panettone, enquanto outras preferem o sabor indulgente e cremoso do Chocotone. Ambas as opções são excelentes e fazem ótimos presentes de Natal ou sobremesas para compartilhar com amigos e familiares. A escolha do melhor vai depender do seu gosto pessoal. Experimente ambos e veja qual você mais gosta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *