Espaguete ao molho bolonhesa – uma verdadeira delícia
O Espaguete ao molho bolonhesa é uma das várias opções para se escolher quando o assunto é massas, mas com certeza o seu diferencial está na sua praticidade e sabor que agrada muitas pessoas.
Assim, essa receita é perfeita para quem está procurando uma opção que seja simples, saborosa e que saia do cotidiano, escolher fazer o espaguete ao molho bolonhesa é uma opção certeira que agrada todos os paladares.
Portanto, se você está em busca de uma massa para consumir, aqui está uma das receitas perfeitas, confira na leitura do artigo a seguir uma receita simples e rápida de se fazer e ainda confira uma série de dicas e curiosidades para facilitar o seu preparo.
Receita de Espaguete ao molho bolonhesa.
Ingredientes:
- 500g de músculo moído
- 500g de espaguete
- 4 colheres de azeite
- 2 colheres de molho inglês
- 1 xícara de molho de tomate
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de água
- 2 caldos de carne
- 100g de queijo parmesão ralado
- Sal ,pimenta e cheiro verde a gosto
- 3 Folhas de manjericão fresco picado (opcional)
Modo de Produzir:
- Primeiramente, em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe até que estejam dourados.
- Adicione a carne moída, molho de tomate, molho inglês, caldo de carne, e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Além disso, deixe cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos em fogo médio.
- Acrescente o manjericão e o tempero verde (reserve).
- Logo depois, cozinhe o espaguete na água e sal. Deixe ao dente.
- Agora, já com o espaguete cozido, coloque em um refratário, adicione o molho bolonhesa e salpique queijo parmesão ralado por cima.
- Por fim, leve ao forno até dourar.
Origem do espaguete
Por mais que muitos pensem que existe o estereótipo de que certas massas como as pizzas, macarrão e outras mais vieram da Itália. Na verdade o espaguete nasceu na China, depois de uma longa disputa entre os Italianos, os Árabes e os Chineses, foi constatado uma descoberta por especialistas do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, na cidade de Laja, um prato de espaguete que acredita ser de aproximadamente 4.000 anos atrás.
Sendo que na Itália, o exemplar mais antigo é datado do ano de 1154. A história conta que os marinheiros chineses, que vinham para a Itália, trouxeram consigo uma massa longa e fina, chamada de “lai-mian”, que era muito parecida com o espaguete. A massa foi adaptada pela culinária italiana e se tornou o espaguete que conhecemos hoje.
Com o tempo, o espaguete se espalhou por toda a Itália e ganhou popularidade mundial. Hoje em dia, é um prato comum em muitos países ao redor do mundo e é considerado um dos pratos mais populares da culinária italiana
Como é feito o espaguete?
O espaguete é uma massa feita a partir de farinha de trigo e água. A farinha é misturada com a água até formar uma massa homogênea, que é então passada por rolos para ser esticada e cortada em fios compridos.
A massa é então cozida em água fervente salgada até ficar ao dente. Ainda mais, existe também a versão integral do espaguete, feito com farinha integral. Algumas marcas produzem espaguete a partir de outros cereais ou leguminosas, como grão-de-bico, aveia, etc.
Conheça os Molhos para Acompanhar seu Espaguete.
- Molho de tomate: feito com tomates frescos ou enlatados, cebola, alho, azeite e ervas frescas como manjericão e orégano.
- Molho branco: feito com manteiga, creme de leite, queijo ralado e temperos.
- Molho bolonhesa: feito com carne moída, cebola, alho, tomate, caldo de carne e ervas.
Qual a diferença entre espaguete e macarrão?
Espaguete e macarrão são ambos tipos de massas, mas há algumas diferenças específicas. Geralmente, o espaguete é uma massa longa e fina. É um dos tipos mais populares de massas e comumente servido com algum tipo de molho.
Já o macarrão, é uma massa mais generalizada, ou seja, se refere a diferentes tipos de massas com várias formas e tamanhos. Pode ser curto, como o penne, ou longo, como o linguine. Pode ser liso, como o spaghetti, ou com textura, como o fusilli.
Enfim, a principal diferença entre espaguete e macarrão é que o espaguete é uma massa específica, enquanto o macarrão é um termo geral que se refere a vários tipos diferentes de massas.
Existe mais de um tipo de espaguete e quais são?
Existem muitos tipos diferentes. Alguns exemplos de tipos de incluem:
- Tradicional: é o mais conhecido e é o que mais se assemelha ao original da culinária, é o mais comprido e fino.
- Fettuccine: é mais largo e plano do que o tradicional e é comumente usado em pratos com molhos cremosos.
- Linguine: é similar ao fettuccine, mas é um pouco mais fino e é comumente usado em pratos com frutos do mar.
- Penne: é um tipo cortado em pedaços curtos e diagonais e é geralmente usado em pratos com molhos mais espessos.
- Ziti: é um tipo longo e reto, geralmente usado em pratos de massas assadas.
- Vermicelli: é o mais fino, é mais usado em pratos asiáticos.
Conclusão
Por fim, nesse artigo, além de ter a oportunidade de saborear uma deliciosa receita de espaguete ao molho bolonhesa, você aprendeu tantas dicas e curiosidades de uma maneira esclarecida, assim bastará apenas aproveitar.