Panetone Caseiro – Aprenda a Fazer
O panetone é um bolo tradicional italiano. Ele é feito com farinha, ovos, manteiga, açúcar, leite, frutas secas e uvas passas. O panetone é geralmente enrolado em papel de alumínio e deixado para fermentar por vários dias antes do Natal na tradição italiana.
Depois disso, ele é assado até ficar dourado e fofo como conhecemos. Pensando em você nós do Produzindo Delícias, trouxemos até você uma receita incrível de panetone, para você aproveitar.
Além de tudo, o panetone é frequentemente dado como presente ou compartilhado com amigos e familiares. Assim que você preparar essa receita de panetone, perceberá que é muito mais simples de fazer do que imagina.
Qual é o melhor panetone do mundo?
Difícil dizer qual é o melhor panetone do mundo, já que isso depende de muitos fatores, como preferência pessoal de sabor e marca. No entanto, algumas marcas de panettone têm se destacado por seus ingredientes de qualidade, tradição e receitas exclusivas. Algumas dessas marcas incluem a Motta, Bauducco, Lazzaroni e Alema. No final, o melhor panettone para você é aquele que atenda às suas expectativas de sabor, textura e preço.
Por que chama panetone?
A origem do nome “panettone” é incerta, mas há algumas teorias sobre a sua origem. Uma delas sugere que o nome é derivado de “panetto”, que significa “pequeno pão” em italiano. Outra teoria é que o nome é derivado de “pan del ton”, que significa “pão da fortuna” em italiano.
Como é que é feito o panetone?
O panettone é feito a partir de uma massa leve e açucarada que é fermentada com uma mistura de fermento natural, água, açúcar, ovos e farinha. A massa é depois recheada com frutas cristalizadas, cítricos e nozes, dando-lhe um sabor distinto e aroma. Então é cozido em formas específicas até ficar dourado e macio.
Panetone macio e gostoso
Ingredientes da primeira massa:
- 1 xícaras de farinha de trigo
- 7g de fermento biológico seco
- ½ xícara de água
Ingredientes da segunda massa:
- 60g de açúcar refinado
- 2 ½ xícaras de farinha de trigo
- 4 gemas de ovo
- 1 colher de chá de sal
- 70g de manteiga
- 60ml de água
- 1 colher de sopa de essência de panetone
- ½ colher de sopa de mel
- 2 xícaras de uvas passas
Modo de Preparo:
- A princípio, em uma vasilha ou recipiente, coloque uma xícara de farinha de trigo, o fermento em pó e misture tudo com água para dissolver, deixando com uma textura de massinha.
- Logo após, cubra o recipiente com um plástico filme e deixe por alguns minutos para crescer e assim estará pronta a primeira massa.
- Enquanto isso, em outro recipiente limpo, para fazer a segunda massa, coloque a de farinha de trigo, o açúcar refinado, as gemas de ovo, sal, a manteiga, água, essência de panetone, o mel e por último, coloque a primeira massa.
- Depois, misture bem, incorporando bastante a massa.
- Caso você utilize a batedeira para sovar a massa, deixe batendo por em média 10 minutos, caso misture na mão, mexa por cerca de 8 minutos.
- Logo depois, com o auxílio de uma espátula, retire a massa da bancada ou da batedeira, na bancada, polvilhe um pouco de farinha de trigo e com as mãos molhadas comece a apalpar a massa.
- Sempre misturando a mesma, apertando para dentro, como um pão.
Conclusão:
- Imediatamente, como feito com a primeira massa, sele a segunda massa em um recipiente e deixe crescer até que ela fique três vezes o tamanho.
- Quando estiver com a massa crua no tamanho ideal, sua textura estará um pouco borrachuda, então aperte a massa afundando-a e jogue por cima as uvas passas.
- Suje sua bancada com um pouco de óleo e pegue parte da massa para fazer no estilo de bolinhos grandes, lembrando que as mãos também devem estar sujas de óleo.
- Quando os bolinhos estiverem prontos, coloque-os na forma, mas antes de levá-los ao forno, reserve por algumas horas, cerca de 2 a 3 horas.
- Depois, dê um pequeno corte em cima da massa e passe uma manteiga.
- Por fim, com o forno pré-aquecido em 180° C, coloque para assar a massa, levará cerca de 30 a 40 minutos, até atingir o dourado que conhecemos e está pronta a sua receita.
- Apesar de tudo, não se esqueça, quando terminar de assar, deixe o seu panetone esfriar totalmente antes de desenformá-lo.
Confira mais alguns artigos relacionados, aprenda como: