Utilidades

Inscrição Enem 2023 – Requisitos, datas, valores e cronogramas

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame nacional aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. Portanto, aprenda tudo sobre o Enem 2023

O exame é composto por quatro provas objetivas de múltipla escolha (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e uma prova de redação, que tem como tema uma questão social atual.

O ENEM é utilizado como critério de seleção para ingresso em diversas instituições de ensino superior públicas e privadas do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O ENEM é considerado um dos maiores exames educacionais do mundo, e é realizado anualmente por milhões de estudantes brasileiros. O exame é uma ferramenta importante para avaliação da qualidade do ensino no país e para democratização do acesso ao ensino superior.

Como se inscrever no Enem 2023

Inscrição Enem 2023 - Requisitos, datas, valores e cronogramas

O processo de inscrição para o ENEM 2023 ocorrerá entre os dias 5 à 16 de Junho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela organização do exame. Para realizar a inscrição basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesso ao site oficial do ENEM (https://enem.inep.gov.br/participante/);
  2. Preenchimento do formulário de inscrição com informações pessoais, como nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail, entre outros;
  3. Escolha das opções de língua estrangeira, área de conhecimento para a prova de redação e para as provas objetivas, local de prova e solicitação de atendimento especializado ou específico, se necessário;
  4. Confirmação dos dados informados e emissão do boleto para pagamento da taxa de inscrição (salvo aqueles que obtiveram isenção da taxa);
  5. Pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estipulado pelo edital do ENEM.

Além disso, é importante que o participante fique atento às informações divulgadas pelo INEP sobre as regras e os procedimentos para a realização do exame, como horários, documentos necessários, materiais permitidos, entre outros.

Requisitos para se inscrever no enem

Podem participar do ENEM 2023 todos os interessados que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública ou privada. 

Além disso, o exame também é aberto a pessoas que não concluíram o Ensino Médio, mas desejam obter uma certificação de conclusão por meio do ENEM.

Não há restrições de idade ou nacionalidade para participar do ENEM. No entanto, é importante ressaltar que o exame é voltado principalmente para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) ou Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Valores da taxa de inscrição do Enem 2023

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2023 é de R$ 85,00 para a maioria dos participantes. No entanto, existem algumas categorias que podem ter isenção da taxa ou desconto no valor da inscrição, como estudantes que cursam o Ensino Médio em escolas públicas, membros de famílias de baixa renda, entre outros.

Caso o participante obtenha a isenção da taxa de inscrição, ele não precisará realizar o pagamento. Caso contrário, será necessário realizar o pagamento dentro do prazo estipulado pelo edital do ENEM, para que a inscrição seja confirmada.

Como obter a isenção da taxa do Enem?

Geralmente, os critérios para solicitar a isenção da taxa de inscrição são:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em escola pública;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com os critérios do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem aguardar a abertura do prazo para inscrição e seguir as orientações do edital do ENEM, que foi divulgado pelo INEP. 

Geralmente, é necessário realizar a solicitação por meio de um formulário online e apresentar a documentação comprobatória, como comprovantes de renda e de matrícula em escola pública. A data para solicitar a isenção da taxa vai até o dia 28 de Abril de 2023.

Cronograma Enem 2023

Inscrições: 5 a 16 de junho. 

Provas: 5 e 12 de novembro. 

Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro. 

Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.

Conclusão

Para os estudantes que desejam participar do ENEM 2023, é importante ficar atento às informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sobre o processo de inscrição, regras e procedimentos para a realização do exame. 

Além disso, é fundamental se preparar com antecedência para as provas, por meio de estudos e revisões dos conteúdos abordados no Ensino Médio.

O ENEM é uma ferramenta importante para avaliação da qualidade do ensino no país e para democratização do acesso ao ensino superior, e tem o potencial de transformar a vida de milhões de estudantes brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *