Inscrições para o Sisu 2023

As inscrições para o Sisu 2023 serão abertas entre os dias 16 a 24 de Fevereiro, as datas foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa.

Para se inscrever, é necessário ter feito o Enem no ano anterior (2022) e não ter zerado a redação. O processo de inscrição envolve a escolha de duas opções de curso, em ordem de preferência, dentre as vagas disponibilizadas pelas instituições participantes. 

Os candidatos podem alterar as opções de curso quantas vezes quiserem durante o período de inscrição, que geralmente dura cerca de uma semana. É importante lembrar que, após a divulgação dos resultados, os candidatos selecionados devem realizar a matrícula na instituição de ensino escolhida dentro do prazo estabelecido pelo edital, caso contrário perderão a vaga. Acesse o edital.

Calendários das Datas

Inscrições para o Sisu 2023
  • Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
  • Resultado – 28 de fevereiro
  • Matrículas – 2 a 8 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera – 28 de fevereiro a 8 de março

Vagas disponíveis no Sisu 2023

No primeiro semestre, o processo seletivo ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas distribuídas pelo país. O total de inscritos foi de 1.073.024, o que representa o terceiro menor número de candidatos da história do Sisu, ficando atrás somente das edições de 2010 e 2022

É importante destacar que as vagas são oferecidas pelas universidades e institutos federais participantes do programa, e variam a cada edição. As instituições definem a quantidade de vagas oferecidas por curso e turno, levando em conta a capacidade de suas salas de aula, laboratórios e demais recursos disponíveis. 

As vagas são distribuídas de acordo com a nota dos candidatos no Enem, e os critérios de seleção podem variar de acordo com a instituição. 

Resultados do Sisu 2023

Os resultados do Sisu 2023 serão divulgados no site oficial do programa. É importante que os candidatos acompanhem o calendário para não perderem os prazos de matrícula, caso sejam aprovados. 

O resultado do Sisu é baseado na nota obtida pelos candidatos no Enem e na quantidade de vagas disponíveis em cada curso e instituição de ensino. Após a divulgação dos resultados, os candidatos selecionados devem realizar a matrícula na instituição escolhida dentro do prazo estabelecido no edital, sob pena de perderem a vaga. 

É importante ressaltar que os candidatos que não forem selecionados na primeira opção de curso poderão manifestar interesse na lista de espera, para concorrer às vagas remanescentes, conforme os critérios estabelecidos pelo edital.

Quando abre as inscrições do SiSU 2023 segundo semestre?

Ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para o segundo semestre do Sisu 2023. No entanto, é comum que as inscrições iniciem no final do mês de junho.

Como funciona a lista de espera do SISU?

A lista de espera do Sisu é uma oportunidade para os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada concorrerem às vagas que não foram preenchidas pelos selecionados. 

Após o resultado da primeira chamada, o candidato que não foi selecionado em sua primeira opção de curso poderá manifestar interesse na lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. 

Para isso, é necessário acessar o site do Sisu durante o prazo determinado pelo edital e manifestar interesse na lista de espera do curso em que o candidato foi inscrito na primeira opção.

A convocação dos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera é feita pelas próprias instituições de ensino, que convocam os candidatos de acordo com a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas. 

É importante que os candidatos acompanhem as convocações e os prazos estabelecidos pelas instituições, para não perderem a oportunidade de realizar a matrícula.

É importante lembrar que a lista de espera é válida apenas para a primeira opção de curso do candidato. Se o candidato for selecionado em sua segunda opção de curso na primeira chamada, ele não poderá participar da lista de espera para sua primeira opção. 

Além disso, a participação na lista de espera é restrita ao candidato que não foi selecionado em nenhuma das opções de curso na primeira chamada.

Conclusão

O Sisu é uma das principais oportunidades para estudantes que desejam ingressar em uma universidade pública no Brasil. Com inscrições baseadas na nota do Enem, o processo seletivo oferece uma grande variedade de cursos em diversas instituições públicas, possibilitando que os candidatos encontrem a melhor opção de acordo com seu perfil e interesse. 

Além disso, a lista de espera é uma oportunidade para aqueles que não foram selecionados na primeira chamada, oferecendo a chance de concorrer às vagas remanescentes. 

O programa tem contribuído para ampliar o acesso ao ensino superior e democratizar o acesso à educação de qualidade.

Deixe um comentário